"VIVER COM AIDS É POSSÍVEL, COM O PRECONCEITO NÃO!"
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Dia Mundial de Combate a Aids
01 de Dezembro de 2010 -
Retirado do site Dourados News
No Dia Mundial de Combate a Aids, Mato Grosso do Sul tem mais a trabalhar do que a comemorar. O Estado atualmente ocupa a 4º posição das regiões com maior incidência de Aids do país, segundo a Secretária de Estado Saúde (SES).
Campanha Nacional
Hoje acontece uma ação em todo o país, realizada pelo Ministério da Saúde, a fim de dar maior visibilidade às questões referente a esta doença e, também, ao combate ao preconceito. A ação também será voltada as pessoas com idade entre 15 e 24 anos, faixa etária que, segundo o Ministério, mais tem aumentado a incidência de casos de Aids.
Em entrevista a Agência Brasil, o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, declarou que um dos principais desafios da campanha sobre a Aids é o preconceito. “É preciso que a população brasileira entenda que o avanço da ciência faz do portador do HIV uma pessoa com doença crônica e não mais alguém com uma sentença de morte. Fazendo o acompanhamento adequado, ela pode ter uma vida normal como qualquer outra pessoa. Pode trabalhar, casar, ter filhos”, disse.
Ainda segundo o ministério, por ano são notificados de 33 a 35 mil novos casos, o que mudaria com a mudança de hábito da população e a maior aceitação do uso de preservativos.
Prevenção
Segundo o Ministério da Saúde, a melhor forma de se prevenir contra a Aids é por meio do uso de preservativo. A última pesquisa realizada pelo Ministério constatou que 96,6% da população com idade entre 15 e 64 anos sabe que o uso de preservativo é a melhor maneira de evitar a infecção pelo HIV. E 93,6% sabe que não que a AIDS. Não tem cura. Entretanto, apenas 58,8% usam preservativo em relações casuais.
Assinar:
Postagens (Atom)