domingo, 12 de junho de 2011

"A FELICIDADE DEPENDE DE VOCÊ."



Quando encontrei você o meu coração parou de funcionar por alguns segundos, Nossos olhares se cruzaram e, neste momento, houve o mesmo brilho intenso entre eles, O toque dos nossos lábios é intenso, nosso beijo é apaixonante e mágico, O primeiro e o último pensamento do meu dia é você, Consigo em pensamento, sentir o seu cheiro sem você estar perto, Não consigo imaginar, de maneira nenhuma, um futuro sem estar ao seu lado, Estar contigo, talvez seja um sonho do qual eu nunca queira acordar, dormiria a eternidade se fosse preciso só para estar juntinho de ti, Tenho certeza que vou ver você envelhecendo e, mesmo assim, tenho a convicção que vou continuar sendo louco por você... Te Amo

POEMA



Alcoólicas (1)
É crua a vida. Alça de tripa e metal.
Nela despenco: pedra mórula ferida.
É crua e dura a vida. Como um naco de víbora.
Como-a no livor da língua
Tinta, lavo-te os antebraços, Vida, lavo-me
No estreito-pouco
Do meu corpo, lavo as vigas dos ossos, minha vida
Tua unha plúmbea, meu casaco rosso.
E perambulamos de coturno pela rua
Rubras, góticas, altas de corpo e copos.
A vida é crua. Faminta como o bico dos corvos.
E pode ser tão generosa e mítica: arroio, lágrima
Olho d’água, bebida. A vida é líquida.


TEXTO REFLEXIVO

Alcoolismo



O álcool é uma droga que dependendo da dose, da frequência e das circunstâncias em que é ingerido, pode ser usado sem problemas. No entanto deve-se dar muita atenção a isto já que uma dependência não se instala de uma hora para outra.

A dependência ao álcool pode ser definida como uma compulsão para ingeri-lo, de forma contínua e freqüente, movido pelo desejo de experimentar seus efeitos psíquicos, e ou ainda evitar o desconforto que sua falta proporciona.

O beber excessivo freqüentemente representa uma tentativa de lidar com uma variedade de situações considerada pela pessoa com difíceis. A função do álcool seria a de reduzir esta dificuldade, e de aumentar a confiança da pessoa em agir de uma maneira que ela não agiria se estivesse sóbria.

Uma vez dependente, o álcool passa a ser uma prioridade na vida da pessoa.

Ocorre também a tolerância, que é um fenômeno biológico em que o organismo passa a necessitar de doses cada vez maiores para alcançar os mesmos efeitos de antes. 

Uma vez dependente do álcool, a pessoa encontra sérias dificuldades de abandonar seu uso. Muitas vezes podem ser acusadas de "fraca", ou "sem vergonha", porém cabe ressaltar que o alcoolismo é uma doença em que é marcante a perda de controle.
O alcoolismo é uma doença séria e extremamente limitante. 

São vários os problemas que advém desta doença, como dificuldades no trabalho, problemas conjugais, familiares, acidentes de trânsito, discriminação pela má conduta social, além disto, o descontrole pelo uso do álcool pode levar a agressão e ou o abuso sexual.

Ainda existem os problemas físicos provenientes da doença que são: azia, náuseas matinais, diarréias, lesões no fígado que pode levar a hepatite, cirrose e fibrose. O alcoolismo pode também ser responsável pela impotência sexual e perda da libido.

O tratamento do alcoolismo não é fácil, e exige o envolvimento da família neste processo para que se obtenha êxito, já que os quadros de recaída são frequentes.




Rosângela Martins
Psicóloga
CRP 07/05917
http://www.rosangelapsicologa.com/index20.htm

terça-feira, 7 de junho de 2011