quinta-feira, 16 de agosto de 2012



Questões referentes ao texto “Manifestações literárias e suas fontes em Mato Grosso do Sul”, extraído do livro: MEMÓRIA DA ARTE EM MS: HISTÓRIAS DE VIDA. ROSA, Maria da Glória Sá; MENEGAZZO, Maria Adélia; RODRIGUES,Idara N.Duncan. Campo Grande, MS: UFMS/CECITEC,1992.

LITERATURA EM MS
1.       Quais dos conceitos sobre cultura que você melhor compreendeu? Por quê?
a.      É um signo gênero que abarca todos os tipos de manifestações, das populares às mais cultas, sem exclusão de crença, idade, raça. Através dela o homem constrói e reconstrói.
b.      É o poder de pensar, agir, criar, expor e principalmente de ser. Numa palavra, é o  nosso ser e estar no mundo.
c.       Cultura  prevê sempre um compromisso do indivíduo com o próprio grupo.
d.      É  a soma dos bens materiais produzidos pelo homem, em oposição aos produtos da natureza.
e.       É  tudo  que nos define como seres humanos e sul-mato-grossenses.
f.        Uma cultura é o discurso que um povo profere décadas afora sob firma de linguagem e de ação.

2.       Segundo o texto como era o quadro econômico e político da nossa região?

Nosso contexto econômico foi sempre vinculado às oligarquias sustentadas  e pela a Pecuária e pela Agricultura de subsistência,  e no contexto político as decisões concentravam-se nas mãos dos latifundiários, que controlavam cargos políticos, resolviam eleições, numa autêntica manifestação do poder do dinheiro.
                                                                                                                                                  
3.       Quais as culturas externas e internas que migraram para o  nosso Estado?

Culturas externas: síria, turca, libanesa, portuguesa, italiana...
Culturas internas: nordestina, paulista, mineira, gaúcha, paranaense...

4.       Descreva como era o panorama social.
Aqui convivem o atraso e a modernidade, as classes pobres iletradas, que vivem no limiar da escrita, e a cultura erudita conquistada pela escolaridade média e superior. De olhos postos no futuro, na ânsia de conquistar, construir, a sociedade não se lembra de ligar o passado ao presente, como um tecido único de lutas e de esperanças. Despreza as obras do passado, sem refletir que nelas estão contidos os germes do futuro. Nas cidades, que crescem de forma desordenada, o banditismo, os saques, a corrupção campeiam. Conflitos de toda ordem incendeiam as matas, tingem os rios de sangue.

5.       Escreva como a literatura sul-mato-grossense encontra-se hoje e explique conforme a  leitura realizada.
Encontra-se em fase de desenvolvimento. Como é impossível desvinculá-la das forças políticas, econômicas e sociais, que atuam na formação do Estado, é fácil concluir que em MS ela nunca ocupou o merecido lugar. Até hoje é vista como algo supérfluo, produto da fantasia de intelectuais, desligados dos problemas da realidade.

6.       Onde eram publicados os trabalhos literários?
Em jornais e revistas de cada município.

7.       Qual era a posição dos governantes em relação ao movimento literário sul-mato-grossense?
Nenhum governo se preocupou em definir uma política a esse respeito, até hoje os poderes públicos não se deram conta de que a base da riqueza cultural é constituída por aqueles que articulam pensamentos e emoções, valendo-se da escrita.

8.       Quais são as escolas literárias que mais influenciavam a nossa poesia? Faça uma pesquisa sobre as principais características de cada escola literária? 
O Romantismo e o Parnasianismo.
Romantismo:
- Liberdade de criação e de expressão;
- Nacionalismo;
- Historicismo;
- Medievalismo;
- Tradições populares;
- Individualismo, egocentrismo;
- Pessimismo;
- Escapismo;
-Crítica social.
Parnasianismo:
- Preciosismo;
- Objetividade e impessoalidade;
-Arte pela arte;
- Estética, culto à forma;
- Temática Greco-romana;
- Descritivismo.

9.       Quais são os dois poetas que fogem dos padrões dessas escolas?
Lobivar de Matos e Manoel de Barros.

10.   Segundo o texto quais são as características de Manoel de Barros? Pesquise um exemplo de poema de Manoel de Barros.
Características: desvio da norma, estranhamento, reajuste da linguagem, através da eliminação do excesso discursivo, da acentuação da sobrecarga metafórica da palavra, da busca da precisão semântica, do esforço da síntese frásica.

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