sábado, 28 de novembro de 2009

RELATÓRIO REFERENTE AO DÉCIMO NONO ENCONTRO



MENINAS APLICADAS

Aos dezenove dias do mês de novembro de dois mil e nove, reuniram-se no recinto do auditório da Secretaria Municipal de Educação, no período vespertino, das treze horas e trinta minutos às dezessete horas e trinta minutos, a formadora de Língua Portuguesa professora Daniela França Santana, objetivando trabalhar o décimo sétimo encontro do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - PDE/GESTAR II, juntamente com os professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa, referente ao estudo do Caderno Teoria e Prática, volume seis, “Leitura e Processos de Escrita II”, unidade vinte e três.
A formadora iniciou o encontro com a seguinte dinâmica: foram dados alguns comandos, ações que deveriam ser realizadas após algumas palavras que seriam ditas conforme a leitura de um texto denominado “Um garotinho chamado Amor, essa dinâmica exigiu atenção e rapidez, terminada assistimos ao vídeo motivacional “As pessoas que fazem parte da nossa vida”, trata sobre a importância das pessoas que passam por nós.
Estudamos a unidade vinte e três “O processo de produção textual: revisão e edição”, discutindo algumas estratégias que podem auxiliar e facilitar a revisão e a importância da edição. Na seção um, vimos “A Revisão”, uma das etapas da produção que requer mais esforço para ser aprendida e utilizada, exigindo prática de estratégias de releitura, reflexão e do afastamento do escritor de seu próprio texto, focando os processos de coerência e coesão, assim modificando a intenção do texto ou mesmo deixando-o como está.
Geralmente, o aluno entende que há algo estranho, ou faltando, ou diferente do que planejara, consegue até intuir o que seja e nomear, mas não acha interessante revisar por não saber como fazê-lo. Ele não desencadeia estratégias eficientes para produzir uma mudança no texto ou mesmo toma uma decisão que não é eficiente.
Cabe ao professor guiar o aluno no processo de revisão, oferecendo alternativas e diretivas para facilitar a escolha tática.
Nas atividades de revisão, pode-se verificar: elementos referentes à estrutura do texto; do gênero; à sequencia e ideias; corrigir ortografia, pontuação; elementos de coesão.
Na seção dois “A revisão e edição”, vimos que a edição é a etapa em que se revisa mais uma vez o texto para produzir a última versão, é o momento de o autor aprender a dialogar com o próprio texto, aprendendo a antecipar questões e tentando resolvê-las para que seu texto não cause problemas de compreensão.
A seção três “Estratégias de revisão e edição”, trás sugestões de como trabalhar essas estratégias em sala de aula, como: fazer o aluno identificar problemas no seu texto e ensiná-lo a adquirir conhecimento de como saná-los.
A unidade foi discutida intensamente em grupo, assim como as sugestões apresentadas, os professores retrataram através de exemplos de sua prática pedagógica como ocorre esse processo de revisão e edição, que para muitos o segundo termo é novo, em suas aulas. Frisaram que as reflexões da unidade vão de encontro com a prática de sala de aula e quanto às sugestões aplicarão nas aulas, pois também auxiliarão nas revisões textuais.
Após as cursistas produziram um texto sobre o que o GESTAR representou na sua prática pedagógica.
Nada mais a relatar encerro o presente relatório.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

REFLEXÃO


“Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver. “
(Dalai Lama)

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

RELATÓRIO REFERENTE AO DÉCIMO OITAVO ENCONTRO



OLHA A POSE PARA A FOTO, DEPOIS DE MUITO TRABALHO.

Aos vinte e três dias do mês de outubro de dois mil e nove, reuniram-se no recinto do auditório da Secretaria Municipal de Educação, no período vespertino, das treze horas e trinta minutos às dezessete horas e trinta minutos, a formadora de Língua Portuguesa professora Daniela França Santana, objetivando trabalhar o décimo oitavo encontro do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - PDE/GESTAR II, juntamente com os professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa, referente ao estudo do Caderno Teoria e Prática, volume seis, “Leitura e Processos de Escrita II” e relatos do avançando na prática.
A formadora iniciou o encontro com a mensagem sobre “Aprendizagem”. Foi realizada uma vivência de planejamento de escrita a atividade da página oitenta e oito que consta escrever sobre a sua história como educador, como surgiu a sua motivação, como se sentiu e argumentar, justificando as suas escolhas.
Passamos para os relatos do avançando na prática. A professora Keila, da Escola Pólo Municipal Km 21, executou com a turma do nono ano, a atividade da página quinze e após solicitou que os alunos elaborassem uma propaganda utilizando a linguagem verbal e a linguagem visual e também fez a atividade da página dezessete com o oitavo ano e em seguida pediu e fizessem uma tirinha.
A professora Juçara da Escola Pólo Municipal Novo Progresso trabalhou o caderno de Atividades de Apoio à Aprendizagem, volume dois, página cinqüenta e três, com a turma do oitavo ano, cujo exercício consta em escrever e falar frases ou períodos utilizando os sinais de pontuação que representa a entoação n texto escrito.
A professora Roselene da Escola Pólo Municipal Colônia Paulista realizou também atividade do AAA volume dois, aula quatro, página cinqüenta e dois, com a turma do oitavo ano.
Foi feita a oficina da página duzentos e dezenove do Caderno de Teoria e Prática, volume seis, que solicitava desenvolver o fechamento de uma crônica denominada “Espírito carnavalesco”, um trecho do texto de Moacyr Scliar, publicado em O imaginário cotidiano. São Paulo: Global, 2002. P.155-156, e após socializada com todos. Essa atividade foi interessante, pois os grupos tomaram as decisões de conclusão de forma completamente diferente, sendo uma surpresa o final, e apenas um dos grupos chegou perto do fechamento que Scliar escreveu. Os professores gostaram da atividade, sendo também mais uma sugestão para o incentivo a leitura e a produção.

Nada mais a relatar encerro o presente relatório.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

RELATÓRIO REFERENTE AO DÉCIMO SÉTIMO ENCONTRO




MUITO ESTUDO.


DINÂMICA "EU FAÇO A DIFERENÇA."


Aos vinte e dois dias do mês de outubro de dois mil e nove, reuniram-se no recinto do auditório da Secretaria Municipal de Educação, no período vespertino, das treze horas e trinta minutos às dezessete horas e trinta minutos, a formadora de Língua Portuguesa professora Daniela França Santana, objetivando trabalhar o décimo sétimo encontro do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - PDE/GESTAR II, juntamente com os professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa, referente ao início do estudo do Caderno Teoria e Prática, volume seis, “Leitura e Processos de Escrita II”.
A formadora iniciou o encontro com a seguinte dinâmica: o texto reflexivo “Quem eu sou, faz a diferença”, foi recortado em seis partes e distribuído para as cursistas, realizaram a leitura silenciosa e depois a leitura em grupo, na sequencia do texto, fez-se comentários, cada uma recebeu uma fita azul para ser colocada na camiseta, representando que faz diferente conforme o texto lido e um pássaro de papel, onde cada um escreveu o que está fazendo para fazer a diferença, após foi colado em um pequeno mural.
Estudo da unidade vinte e um “Argumentação e linguagem” vimos nessa perspectiva, que todo uso da linguagem é argumentativa, pois estabelece uma interação com o outro, uma relação de fazer social, já que toda linguagem é, assim um processo sempre em movimento. Inseridas nessa unidade estudamos as seguintes seções: “A construção da argumentação”, “A tese e seus argumentos” e a “Qualidade da argumentação.”
Analisar a construção da argumentação, sua organização textual, auxilia quem escreve alcançar os objetivos de convencer ou persuadir o interlocutor a respeito de algo. Conhecer estratégias argumentativas também enriquece e fortifica os argumentos, e nos prepara para termos condições de verificar quando uma argumentação não está satisfatória.
Após realizamos comentários sobre as atividades entregues anteriormente do avançando na prática, o andamento da produção do portfólio e as datas dos projetos interdisciplinares.
Trabalhamos a unidade vinte e dois “Produção textual: planejamento e escrita”, nesse ponto estudamos as sugestões de planejamento, através de atividades, para uma produção textual mais centrada. Na seção um, sobre “O planejamento”, enfatizou-se que a organização dos textos argumentativos, pois os mesmos devem ter: tema, objetivo e uma linha de argumentação, e para tal podemos utilizar das funções da linguagem como ferramentas. Assistimos ao vídeo do poema de Carlos Drummond de Andrade, “José”. Na seção dois, “O planejamento: estratégias” vimos que há diversas formas de planejamento e na seção três “A escrita” , desenvolvemos atividades de planejamento e escrita, considerando a construção e revisão textual.
Escrever não é fácil, e como argumentar significa agir sobre a vontade e a opinião do interlocutor, exige dedicação e estudo, pois os caminhos para a sua realização são múltiplos e variados.
Nada mais a relatar encerro o presente relatório.