sábado, 28 de novembro de 2009
RELATÓRIO REFERENTE AO DÉCIMO NONO ENCONTRO
MENINAS APLICADAS
Aos dezenove dias do mês de novembro de dois mil e nove, reuniram-se no recinto do auditório da Secretaria Municipal de Educação, no período vespertino, das treze horas e trinta minutos às dezessete horas e trinta minutos, a formadora de Língua Portuguesa professora Daniela França Santana, objetivando trabalhar o décimo sétimo encontro do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - PDE/GESTAR II, juntamente com os professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa, referente ao estudo do Caderno Teoria e Prática, volume seis, “Leitura e Processos de Escrita II”, unidade vinte e três.
A formadora iniciou o encontro com a seguinte dinâmica: foram dados alguns comandos, ações que deveriam ser realizadas após algumas palavras que seriam ditas conforme a leitura de um texto denominado “Um garotinho chamado Amor, essa dinâmica exigiu atenção e rapidez, terminada assistimos ao vídeo motivacional “As pessoas que fazem parte da nossa vida”, trata sobre a importância das pessoas que passam por nós.
Estudamos a unidade vinte e três “O processo de produção textual: revisão e edição”, discutindo algumas estratégias que podem auxiliar e facilitar a revisão e a importância da edição. Na seção um, vimos “A Revisão”, uma das etapas da produção que requer mais esforço para ser aprendida e utilizada, exigindo prática de estratégias de releitura, reflexão e do afastamento do escritor de seu próprio texto, focando os processos de coerência e coesão, assim modificando a intenção do texto ou mesmo deixando-o como está.
Geralmente, o aluno entende que há algo estranho, ou faltando, ou diferente do que planejara, consegue até intuir o que seja e nomear, mas não acha interessante revisar por não saber como fazê-lo. Ele não desencadeia estratégias eficientes para produzir uma mudança no texto ou mesmo toma uma decisão que não é eficiente.
Cabe ao professor guiar o aluno no processo de revisão, oferecendo alternativas e diretivas para facilitar a escolha tática.
Nas atividades de revisão, pode-se verificar: elementos referentes à estrutura do texto; do gênero; à sequencia e ideias; corrigir ortografia, pontuação; elementos de coesão.
Na seção dois “A revisão e edição”, vimos que a edição é a etapa em que se revisa mais uma vez o texto para produzir a última versão, é o momento de o autor aprender a dialogar com o próprio texto, aprendendo a antecipar questões e tentando resolvê-las para que seu texto não cause problemas de compreensão.
A seção três “Estratégias de revisão e edição”, trás sugestões de como trabalhar essas estratégias em sala de aula, como: fazer o aluno identificar problemas no seu texto e ensiná-lo a adquirir conhecimento de como saná-los.
A unidade foi discutida intensamente em grupo, assim como as sugestões apresentadas, os professores retrataram através de exemplos de sua prática pedagógica como ocorre esse processo de revisão e edição, que para muitos o segundo termo é novo, em suas aulas. Frisaram que as reflexões da unidade vão de encontro com a prática de sala de aula e quanto às sugestões aplicarão nas aulas, pois também auxiliarão nas revisões textuais.
Após as cursistas produziram um texto sobre o que o GESTAR representou na sua prática pedagógica.
Nada mais a relatar encerro o presente relatório.
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