sábado, 28 de novembro de 2009

RELATÓRIO REFERENTE AO VIGÉSIMO ENCONTRO



ESCOLHENDO OS LIVROS PARA A OFICINA.


Aos vinte dias do mês de novembro de dois mil e nove, reuniram-se no recinto do auditório da Secretaria Municipal de Educação, no período vespertino, das treze horas e trinta minutos às dezessete horas e trinta minutos, a formadora de Língua Portuguesa professora Daniela França Santana, objetivando trabalhar o vigésimo encontro do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - PDE/GESTAR II, juntamente com os professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa, referente ao ao estudo do Caderno Teoria e Prática, volume seis, “Leitura e Processos de Escrita II”, unidade vinte e quatro.
A formadora iniciou o encontro com a mensagem motivacional denominada “A consciência de sua missão”, de Roberto Shinyashiki, entre suas citações, ressalta que nossos fracassos são sempre os melhores professores, assim como nossas ações, especialmente quando temos de nos superar, isso faz de nós pessoas melhores.
Estudamos a unidade vinte e quatro “Literatura para adolescentes”, cujo objetivo é “enfatizar a importância de acender na cabeça e no coração dos alunos, pelo menos uma pequena chama de interesse pela literatura”, pois através dela somos capazes de aprofundar nossa reflexão sobre a condição humana e porque é através dela que desenvolveremos condição da plena cidadania e da plena participação na produção humana, sendo a escola espaço fundamental para formar leitores cidadãos.
Na seção um, “Adolescentes, leitura e professores”, infelizmente através de pesquisas constatamos que os nossos alunos, na sua maioria, lêem pouco além do exigido pela escola, e em geral essa leitura “não escolar” elege poucas vezes o livro, privilegiam o texto curto, fazem uma leitura superficial, levando à pouca criticidade, à ausência de extrapolações ou inferências.
Diversas são as razões para esse desinteresse pela leitura: algumas têm origem no próprio modelo de sociedade do nosso tempo; outras dizem respeito aos problemas especificamente nacionais; outras têm a ver com as condições familiares e pessoais de cada aluno; mas algumas estão diretamente relacionadas à escola e ao professor.
Na seção dois “A qualidade literária é primordial no livro para adolescentes”, discutimos sobre o que seria essa literatura juvenil ou adolescente, quais seriam suas características dentro de alguns gêneros como novelas, crônicas, contos, poesia, teatro, entre outros.
A seção três “Existem boas formas de explorar a literatura na escola”, aborda sobre como fazer a escolha de títulos, que fazer, enquanto os alunos estão lendo e como avaliar a leitura dos alunos, as cusistas em dupla e trio leram, socializaram e discutiram no grupo todas essas questões, relatando também suas práticas em sala de aula.
Após, realizamos a oficina doze, página duzentos e vinte e dois, que consta em: foi solicitado que cada cursista trouxesse cinco livros que poderiam ser trabalhados nos anos finais, depois socializados e então cada um escolheu um exemplar e elaborou uma forma de motivar os alunos para a leitura do livro, e assim apresentar para o grupo como sugestão.
A oficina doze é a última a ser desenvolvida com as cursistas, foi interessante o desenrolar da mesma, pois as discussões acerca do tema fluíram, as professoras opinaram com embasamentos pautados em tudo o que estudamos nos cadernos de teoria e prática, demonstrando segurança nas argumentações.
Nada mais a relatar encerro o presente relatório.

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