segunda-feira, 23 de novembro de 2009

RELATÓRIO REFERENTE AO DÉCIMO OITAVO ENCONTRO



OLHA A POSE PARA A FOTO, DEPOIS DE MUITO TRABALHO.

Aos vinte e três dias do mês de outubro de dois mil e nove, reuniram-se no recinto do auditório da Secretaria Municipal de Educação, no período vespertino, das treze horas e trinta minutos às dezessete horas e trinta minutos, a formadora de Língua Portuguesa professora Daniela França Santana, objetivando trabalhar o décimo oitavo encontro do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - PDE/GESTAR II, juntamente com os professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa, referente ao estudo do Caderno Teoria e Prática, volume seis, “Leitura e Processos de Escrita II” e relatos do avançando na prática.
A formadora iniciou o encontro com a mensagem sobre “Aprendizagem”. Foi realizada uma vivência de planejamento de escrita a atividade da página oitenta e oito que consta escrever sobre a sua história como educador, como surgiu a sua motivação, como se sentiu e argumentar, justificando as suas escolhas.
Passamos para os relatos do avançando na prática. A professora Keila, da Escola Pólo Municipal Km 21, executou com a turma do nono ano, a atividade da página quinze e após solicitou que os alunos elaborassem uma propaganda utilizando a linguagem verbal e a linguagem visual e também fez a atividade da página dezessete com o oitavo ano e em seguida pediu e fizessem uma tirinha.
A professora Juçara da Escola Pólo Municipal Novo Progresso trabalhou o caderno de Atividades de Apoio à Aprendizagem, volume dois, página cinqüenta e três, com a turma do oitavo ano, cujo exercício consta em escrever e falar frases ou períodos utilizando os sinais de pontuação que representa a entoação n texto escrito.
A professora Roselene da Escola Pólo Municipal Colônia Paulista realizou também atividade do AAA volume dois, aula quatro, página cinqüenta e dois, com a turma do oitavo ano.
Foi feita a oficina da página duzentos e dezenove do Caderno de Teoria e Prática, volume seis, que solicitava desenvolver o fechamento de uma crônica denominada “Espírito carnavalesco”, um trecho do texto de Moacyr Scliar, publicado em O imaginário cotidiano. São Paulo: Global, 2002. P.155-156, e após socializada com todos. Essa atividade foi interessante, pois os grupos tomaram as decisões de conclusão de forma completamente diferente, sendo uma surpresa o final, e apenas um dos grupos chegou perto do fechamento que Scliar escreveu. Os professores gostaram da atividade, sendo também mais uma sugestão para o incentivo a leitura e a produção.

Nada mais a relatar encerro o presente relatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário