segunda-feira, 9 de novembro de 2009

RELATÓRIO REFERENTE AO DÉCIMO SÉTIMO ENCONTRO




MUITO ESTUDO.


DINÂMICA "EU FAÇO A DIFERENÇA."


Aos vinte e dois dias do mês de outubro de dois mil e nove, reuniram-se no recinto do auditório da Secretaria Municipal de Educação, no período vespertino, das treze horas e trinta minutos às dezessete horas e trinta minutos, a formadora de Língua Portuguesa professora Daniela França Santana, objetivando trabalhar o décimo sétimo encontro do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - PDE/GESTAR II, juntamente com os professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa, referente ao início do estudo do Caderno Teoria e Prática, volume seis, “Leitura e Processos de Escrita II”.
A formadora iniciou o encontro com a seguinte dinâmica: o texto reflexivo “Quem eu sou, faz a diferença”, foi recortado em seis partes e distribuído para as cursistas, realizaram a leitura silenciosa e depois a leitura em grupo, na sequencia do texto, fez-se comentários, cada uma recebeu uma fita azul para ser colocada na camiseta, representando que faz diferente conforme o texto lido e um pássaro de papel, onde cada um escreveu o que está fazendo para fazer a diferença, após foi colado em um pequeno mural.
Estudo da unidade vinte e um “Argumentação e linguagem” vimos nessa perspectiva, que todo uso da linguagem é argumentativa, pois estabelece uma interação com o outro, uma relação de fazer social, já que toda linguagem é, assim um processo sempre em movimento. Inseridas nessa unidade estudamos as seguintes seções: “A construção da argumentação”, “A tese e seus argumentos” e a “Qualidade da argumentação.”
Analisar a construção da argumentação, sua organização textual, auxilia quem escreve alcançar os objetivos de convencer ou persuadir o interlocutor a respeito de algo. Conhecer estratégias argumentativas também enriquece e fortifica os argumentos, e nos prepara para termos condições de verificar quando uma argumentação não está satisfatória.
Após realizamos comentários sobre as atividades entregues anteriormente do avançando na prática, o andamento da produção do portfólio e as datas dos projetos interdisciplinares.
Trabalhamos a unidade vinte e dois “Produção textual: planejamento e escrita”, nesse ponto estudamos as sugestões de planejamento, através de atividades, para uma produção textual mais centrada. Na seção um, sobre “O planejamento”, enfatizou-se que a organização dos textos argumentativos, pois os mesmos devem ter: tema, objetivo e uma linha de argumentação, e para tal podemos utilizar das funções da linguagem como ferramentas. Assistimos ao vídeo do poema de Carlos Drummond de Andrade, “José”. Na seção dois, “O planejamento: estratégias” vimos que há diversas formas de planejamento e na seção três “A escrita” , desenvolvemos atividades de planejamento e escrita, considerando a construção e revisão textual.
Escrever não é fácil, e como argumentar significa agir sobre a vontade e a opinião do interlocutor, exige dedicação e estudo, pois os caminhos para a sua realização são múltiplos e variados.
Nada mais a relatar encerro o presente relatório.

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