terça-feira, 27 de outubro de 2009

RELATÓRIO REFERENTE AO DÉCIMO SEXTO ENCONTRO



CURSISTAS APLICADAS



MÃOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO ANASTACIANA







Aos nove dias do mês de outubro de dois mil e nove, reuniram-se no recinto do auditório da Secretaria Municipal de Educação, no período vespertino, das treze horas e trinta minutos às dezessete horas e trinta minutos, a formadora de Língua Portuguesa professora Daniela França Santana, objetivando trabalhar o décimo sexto encontro do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - PDE/GESTAR II, juntamente com os professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa, referente ao Caderno Teoria e Prática, volume, “Linguagem e Cultura”, unidades sete e oito, relato dos avançando na prática e oficina.
A formadora iniciou o encontro com a seguinte dinâmica: foi solicitado a cada uma das cursistas sortear uma indagação juntamente com um chocolate, respondê-la e definir uma forma no papel sulfite, colocado depois no varal. Após assistimos o vídeo motivacional “A revolução na vida das pessoas”, mesclando imagens do filme infantil “Vida de inseto” com frases de incentivo, reflexão e auto-estima.
Estudamos através de slides a unidade sete “A arte: formas e funções” que mostrou sugestões de como trabalhar de forma mais consistente e consciente as experiências artísticas em sala de aula e suas respectivas, seções: “A arte no cotidiano”, “Classificação e características” e as “Funções da arte”. Para ilustrar uma das novas formas de arte, assistimos o vídeo arte “Vida Maria”, que mostra a vida difícil, sem perspectivas de mudanças de uma pessoa, representada pela menina Maria, no sertão nordestino.
Vimos à unidade oito “Linguagem figurada”, e suas seções: “A expressividade da linguagem cotidiana”, “Figuras e linguagem literária” e “Elementos sonoros e sintáticos da expressividade”. Para ilustrar a linguagem figurada assistimos a um vídeo de humor sobre o vício de linguagem “Pleonasmo”.
Para vivenciar os conceitos que estudamos foi realizada a oficina da página cento e cinquenta e três, as cursistas responderam as perguntas sobre a charge de Quino, que critica a exploração das classes sociais. A formadora levou informações para conhecermos um pouco mais do cartunista Quino. Depois socializou-se no grupo as respostas.
Discutimos sobre a utilização da arte na escola e percebemos que aos poucos ela está sendo inserida na aprendizagem dos alunos na forma de dramatizações, danças, poesias e poemas. Mas ainda vê-se a necessidade de compreendê-la melhor por parte dos docentes e utilizá-la nas disciplinas.
Passamos para o relato do avançando na prática.
A professora Eliane, da Escola Pólo Municipal Jardim Independência, trabalhou a unidade dezoito “Coerência textual”, do Caderno de Atividades de Apoio à Aprendizagem, volume cinco, aula seis com a temática “Organizando as idéias”, com o sétimo ano. Executou também a aula três do Caderno de Atividades de Apoio à Aprendizagem, volume dois com os alunos do sexto ano.
A professora Juçara, da Escola Rural Novo Progresso, desenvolveu a unidade seis “A frase e sua organização”, seção um, “O que é frase”, página cinquenta e um, com os alunos do nono ano.
A professora Ana Claudia da Escola Pólo Municipal Afonso Paim trabalhou com os alunos do sexto e sétimo anos, a unidade um “Variantes lingüísticas: dialetos e registros”, o texto “Retrato de velho”, de Carlos Drummond de Andrade, em forma de dramatização na sala de aula e realizou a mesma atividade com os seus alunos do oitavo ano da Escola Pólo Municipal Jardim Independência.
Dando continuidade as atividades do avançando na prática a professora Ana Claudia da Escola Pólo Municipal Afonso Paim desenvolveu com os alunos do sexto e sétimo anos a unidade três “O texto como centro das experiências no ensino da língua”, seção dois “Por que trabalhar com textos”, o texto do “Porã” de Antônio Carlos Hohlfeldt e compartilhou com o grupo a atividade feita pelos alunos do sexto e sétimo anos, do avançando da seção dois, página quarenta, unidade dezessete “Estilistica”.
A professora Keila, da Escola Pólo km 21 aplicou com a turma do nono ano, a leitura e a reescrita do texto “O aluno ideal”, de Antônio Carlos Cesarino, conforme solicitação da atividade, páginas cinqüenta e oito cinquenta e nove. Foi realizada também com a turma do sexto ano as atividades das páginas quarenta e seis a quarenta e nove, da seção um “O que é frase”, da unidade seis “A frase e sua organização” e com os alunos do oitavo ano desenvolveu a atividade da página vinte e seis: o texto “A tinta de escrever”, de Millôr Fernandes e a interpretação sugerida.
Os professores participantes do GESTAR tem-se mostrado empenhados e responsáveis em alcançar os objetivos do Programa, procuram desenvolver todas as atividades solicitadas pela formadora, tanto nas oficinas como em sala com os discentes e não faltam aos encontros.
Nada mais a relatar, encerro o presente registro.

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