terça-feira, 13 de outubro de 2009

RELATÓRIO REFERENTE AO DÉCIMO PRIMEIRO ENCONTRO






APRESENTAÇÃO:MUITO EMPENHO NOS CARTAZES.









APRESENTAÇÃO.



DISCUTINDO O ASSUNTO.



Aos onze dias do mês de agosto de dois mil e nove, reuniram-se no recinto do auditório da Secretaria Municipal de Educação, no período vespertino, das treze horas e trinta minutos às dezessete horas e trinta minutos, a formadora de Língua Portuguesa professora Daniela França Santana, objetivando trabalhar o décimo primeiro encontro do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - PDE/GESTAR II, juntamente com os professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa, referente ao Caderno Teoria e Prática, volume cinco, “Estilo, Coerência e Coesão”, nas suas respectivas unidades dezessete e dezoito.
O encontro iniciou com uma dinâmica para relaxamento e entrosamento do grupo, denominada “Se eu pudesse”, assim realizada: cada um escolheu entre os números um e dois, após a formadora explicou que o número um referia-se, “qual animal gostaria de ser” e dois “o que mudaria na disciplina de Língua Portuguesa”, utilizando à mímica teriam que apresentar um para o outro.
Através de slides a formadora explanou de forma sintetizada a unidade dezessete, o auto-estudo, denominada “Estilística”, cujas metas são : o objetivo da mesma, compreender a noção de estilo no domínio da linguagem, reconhecer alguns recursos expressivos ligados ao som e à palavra e relacionar os discursos direto, indireto e indireto livre a alguns recursos expressivos da frase e da enunciação.
Para estudo da unidade dezoito “Coerência Textual”, o grupo foi subdividido em dois, e as seções divididas com as orientações: no papel manilha frisar palavras chaves e escolher uma atividade da seção, depois socializar as tarefas com todos.
A seção um ficou com o grupo um assim as palavras especificadas foram: inter-relação entre textos verbais e não verbais; vemos; lemos; interpretamos; pistas; conhecimento de mundo; compatibilidades; compreensão do todo. As seções dois e três ficaram com o grupo dois, que apresentaram as palavras, seção dois: escrita; conhecimento; leitura; organização; idéias; interpretação; imagem, seção três: interpretação, leitura; comparação; inferências e imagem.
Foi interessante a atividade, pois o grupo estudou a unidade e interagiu, já que o tema exige essa reciprocidade.
Após a socialização da tarefa, a formadora apresentou os slides da unidade dezoito, aprofundando a discussão.
Realizamos a oficina da unidade dezoito, porém não foi usada a publicidade sugerida, sendo que a formadora levou seis diferentes publicidades onde a natureza é usada como base para a venda de diversos produtos. Os grupos permaneceram os mesmos. Escolheram a publicidade e analisaram os detalhes: como a coerência textual é construída, relação da linguagem verbal com a não verbal, os itens solicitados foram de acordo com os sugeridos pela oficina. O primeiro grupo, das professoras Roselene e Eliane escolheu a publicidade cujo produto é um carro. O segundo grupo das professoras Ana Claudia, Arlinda e Juçara selecionaram: a venda de shampoo e herbicida.
Ambos os grupos perceberam como a publicidade utiliza uma linguagem apelativa, tanto na verbal como na visual, é carregada principalmente de adjetivos, pronomes pessoais, pronomes possessivos, verbos no infinitivo, cada produto destina-se a um público alvo, o que se torna imprescindível as experiências prévias que os leitores têm a respeito do assunto. Vimos também como a linguagem não verbal é importante, uma imagem bem selecionada, mesmo que não condiz com o produto que está à venda ou com a sua eficiência, pode atrair a atenção, convencendo o consumidor. A utilização da natureza como recurso para venda deve ser muito discutida e analisada, como fizemos, procurando mostrar aos nossos alunos que essa prática é condenável.
Nada mais a relatar, encerro o presente registro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário