segunda-feira, 5 de outubro de 2009

RELATÓRIO REFERENTE A OITAVA OFICINA



APRESENTAÇÃO: PROFESSORAS ROSELENE E ELIANE.



APRESENTAÇÃO: PROFESSORAS JUÇARA E ANA CLAUDIA.



DEDICAÇÃO



HORA DA POSE



PESQUISANDO


Aos dezessete dias do mês de junho de dois mil e nove, reuniram-se no recinto do auditório da Secretaria Municipal de Educação, no período vespertino, das treze horas às dezessete horas, a formadora de Língua encontro do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - PDE/GESTAR II, juntamente com os professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa, referente ao Caderno Teoria e Prática, volume quatro, “Leitura e Processos de Escrita I”: unidade treze, ampliando nossas referências, atividades orais e escritas e o estudo da unidade quatorze.
A formadora distribuiu uma apostila sugestiva de códigos para correção de textos, e lançou uma discussão sobre quais as vantagens e desvantagens em utilizá-los. Alguns professores acharam que não seria viável podendo confundir os alunos, outros gostaram vendo como um estímulo para o aluno ter mais atenção, porém decidiu-se que utilizariam os códigos.
Após relembramos através de cartaz, em forma de organograma o Caderno Teoria e Prática, volume quatro, “Leitura e Processos de Escrita I”, unidade treze “Leitura, escrita e cultura”, cujo objetivo é buscar estabelecer a relação entre os três, seus usos sociais no contexto em que vivemos.
Após, trabalhamos o texto da página cinqüenta e quatro, ampliando nossas referências e as atividades que traz uma reflexão sobre o letramento, segundo Kleiman.
Estudamos a unidade quatorze e atividades. Então foi solicitado para cursistas , se organizarem em duplas para confeccionarem um cartaz com a temática mulher, utilizando a linguagem verbal e não verbal.
A formadora apresentou uma mensagem reflexiva que abordava as duas linguagens: verbal e não verbal, com telas e Monet e frases de Shakespeare.
Para encerrarmos a nossa oficina as duplas apresentaram os trabalhos, ficou interessante, formaram-se duas duplas com assuntos diferentes: o primeiro cartaz foi de publicidade, seria um outoodor, cujo objetivo era vender roupas da marca Forum; e o segundo sobre um dos direitos da mulher: ser mãe.
Nada mais a registrar, encerro o presente relatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário