terça-feira, 13 de outubro de 2009
RELATÓRIO REFERENTE A DÉCIMA TERCEIRA OFICINA
HORA DA APRESENTAÇÃO.
CONCENTRAÇÃO TOTAL.
Aos vinte e oito dias do mês de agosto de dois mil e nove, reuniram-se no recinto no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no período vespertino, das treze horas e trinta minutos às dezessete horas e trinta minutos, a formadora de Língua Portuguesa professora Daniela França Santana, objetivando trabalhar o décimo terceiro encontro do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - PDE/GESTAR II, juntamente com os professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa, referente ao Caderno Teoria e Prática, volume um, “Linguagem e Cultura”, unidade um e dois, relato dos avançando na prática e informes gerais.
A formadora iniciou o encontro com uma leitura divertida sobre a capacidade de compreensão do nosso cérebro quando assimilamos a língua que falamos e uma leitura compartilhada e reflexiva denominada “O que se ensina? Por que se ensina?, de José Breves.
Estudamos os pontos principais do auto-estudo através de slides da unidade um “Variantes lingüísticas: dialetos e registros”.
Estabelecemos a estrutura de como iremos fazer o portfólio, cada um comentou sobre como está o andamento do projeto interdisciplinar nas escolas, a formadora avisou que o seminário final do Programa será dias doze e treze de novembro de dois mil e nove, portanto até final de outubro os projetos interdisciplinares já deverão ter ocorrido, pois o seminário será com base neles, frisando diversos pontos vivenciados na semana da capacitação para os formadores como: refletir constantemente sobre a prática do ensino em Língua Portuguesa, buscar estratégias diversas para o estímulo da leitura, contextualizar a gramática do ensino padrão para melhor compreensão do aluno, mostrando seu uso de forma efetiva e planejar sempre para a realização de um bom trabalho.
Utilizando o data show a formadora explanou a unidade dois: “Variantes lingüísticas:desfazendo equívocos”, que subdivide nas seguintes seções: “A norma culta”, cujo objetivo é sua caracterização”, “O texto literário”, caracterizar a linguagem literária”, “Modalidades da língua”, caracterizar a língua oral e escrita.
Discutimos em grupo os tópicos e as possibilidades de execução em sala das informações trazidas na unidade.
Como atividade para a oficina as cursistas responderam as atividades das páginas cinqüenta e nove e sessenta e um, atividade dois e colocaram num varal.
Passamos para o relato do avançando na prática.
A professora Eliane, da Escola Pólo Municipal Jardim Independência, trabalhou a unidade dezenove “Coesão Textual”, seção três, “A progressão textual”, página cento e sessenta e dois, com os alunos do sétimo ano, conforme é sugerida a atividade que objetiva desenvolver nas produções textuais a utilização de mecanismos de coesão. O tema selecionado foi “Violência no trânsito”. A professora mencionada preocupando-se com os alunos por não terem vivenciado as atividades do Caderno Teoria e Prática, volume três, uma vez que a professora anterior não interessou-se em participar do programa, está suprindo-os aplicando os avançando na prática que faltaram, dando continuidade dessa forma ao volume três. Desenvolveu a unidade onze “Tipos textuais”, trabalhando a seção um “Sequencias tipológicas: descrição e narração”, página cento e nove, com os alunos do sexto ano, da forma como sugere a atividade. Concluiu o Caderno Teoria e Prática, volume três, com a unidade doze ”A inter-relação entre gêneros e tipos textuais “desenvolveu a seção um “Gêneros textuais e sequencias tipológicas”, página cento e cinqüenta, com os alunos do sétimo ano, a atividade propunha o trabalho com textos publicitários de acordo com as sugestões do avançando.
A professora Roselene, da Escola Municipal Rural Colônia Paulista, trabalhou com o caderno Atividades de Apoio à Aprendizagem, volume cinco, unidade dezessete, página quinze, aula um, com o oitavo ano, a atividade constava em compreender a noção de estilo a partir da leitura de imagens e a aula oito, da página noventa e cinco, unidade dezenove que através da atividade, analisar a construção da coerência em textos.
A professora Juçara, da Escola Rural Novo Progresso e Ana Claudia, da Escola Pólo Municipal Jardim Independência e Afonso Paim irão trabalhar com os seus alunos e depois compartilhará com o grupo.
Nada mais a relatar, encerro o presente registro.
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