segunda-feira, 5 de outubro de 2009

RELATÓRIO REFERENTE AO SÉTIMO ENCONTRO



MENINAS ESFORÇADAS


Aos dezesseis dias do mês de junho de dois mil e nove, reuniram-se no recinto no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no período vespertino, das treze horas às dezessete horas, a formadora de Língua Portuguesa professora Daniela França Santana, objetivando trabalhar o sétimo encontro do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - PDE/GESTAR II, juntamente com os professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa, referente ao Caderno Teoria e Prática, volume quatro, “Leitura e Processos de Escrita I”: unidade treze, relato e troca de experiências do avançando na prática, atividades orais e escritas e o estudo da unidade quatorze.
A formadora distribuiu uma apostila de códigos para correção de textos, e lançou uma discussão sobre quais as vantagens e desvantagens em utilizá-los. Alguns professores acharam que não seria viável podendo confundir os alunos, outros gostaram vendo como um estímulo para o aluno ter mais atenção, porém decidiu-se que utilizariam os códigos.
Após relembramos através de cartaz, em forma de organograma o Caderno Teoria e Prática, volume quatro, “Leitura e Processos de Escrita I”, unidade treze “Leitura, escrita e cultura”, cujo objetivo é buscar estabelecer a relação entre os três, seus usos sociais no contexto em que vivemos.
Discutidas as atividades cada professor relatou sobre as atividades que desenvolveu com seus alunos, denominadas avançando na prática, da unidade quinze, “Mergulho no texto”.
A professora Roselene, da Escola Municipal Rural Colônia Paulista, optou em trabalhar com a seção dois, “Como chegar à estrutura do texto?”, página cento e vinte e cinco, com os discentes do oitavo ano, o avançando na prática página cento e trinta e três, a atividade constava em propor aos alunos que dêem sequencia ao diário de camping da página cento e trinta e dois e após socializando as informações com a sala.
A mesma professora resolveu desenvolver mais um avançando na prática, com os alunos do nono ano, da seção três “Quando queremos aprender”, da página cento e quarenta e dois, com algumas adaptações.
O texto escolhido foi uma conta de água para a surpresa da professora eles não conheciam, já que o local onde moram é assentamento, e a conta que pagam é de luz. A professora elaborou algumas perguntas sobre a conta, também solicitou a professora de ciências que abordasse sobre o tema no se referia a porcentagem que especifica na conta de água.
A professora Juçara, da Escola Rural Novo Progresso, optou também trabalhar com a seção dois, “Como chegar à estrutura do texto?”, avançando na prática, página cento e trinta e três com os discentes do oitavo ano.
A professora Ana Claudia, da Escola Pólo Municipal Jardim Independência e Escola Pólo Municipal Afonso Paim, escolheu a seção dois “Como chegar à estrutura do texto?”, avançando na prática cento e trinta e um após a leitura da sugestão, ela resolveu trabalhar da seguinte forma: fez uma discussão com os alunos sobre o tema educação e depois solicitou uma produção textual. As turmas onde desenvolveu a atividade foram: Pólo Municipal Jardim Independência, oitavo e nono anos e Escola Pólo Municipal Afonso Paim sexto e sétimo anos. Para a correção das produções a professora utilizou a técnica que foi sugerida no último encontro da pesquisadora argentina Mirta Castedo:”a revisão em grupo (uma sala corrige a produção da outra) desenvolve a reflexão sobre o que foi produzido por meio justamente da troca de opiniões e críticas”, assim o alunos estaria escrevendo para alguém ler. Segundo a professora o resultado foi ótimo, o comportamento em relação a escrita foi outro: mais cuidado e preocupação com a produção.
Concluído os relatos, troca de experiências e sugestões entre as cursistas foram realizadas as atividades solicitadas na unidade treze até a página vinte e sete, atividade seis, a formadora orientou que analisassem as dificuldades, os pontos obscuros e as possibilidades de serem aplicadas em sala de aula, então cada atividade foi discutida e feita observando os objetivos mencionados.
Nada mais a relatar, encerro o presente registro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário