Aos vinte e cinco dias do mês de setembro de dois mil e nove, reuniram-se no recinto do auditório da Secretaria Municipal de Educação, no período vespertino, das treze horas e trinta minutos às dezessete horas e trinta minutos, a formadora de Língua Portuguesa professora Daniela França Santana, objetivando trabalhar o décimo quinto encontro do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - PDE/GESTAR II, juntamente com os professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa, referente ao Caderno Teoria e Prática, volume dois, unidades cinco e seis e oficina.
Para iniciar o estudo da unidade cinco, lemos o slide do “Chico Bento” discutimos a forma de falar e o conteúdo da história.
Então, passamos para o estudo da unidade cinco “Gramática: seus vários sentidos”, refletimos e analisamos os conceitos de gramáticas abordados no caderno de teoria e prática, suas possibilidades de aplicação em sala de aula. Estudamos a gramática interna e o ensino produtivo, a descritiva e o ensino reflexivo e a normativa e o ensino prescritivo.
Vimos o slide “Nova ortografia” e iniciamos o estudo da unidade seis “A frase e sua organização” objetivando a compreensão da conceituação de frase, período e oração.
Foi solicitada em dupla a atividade: planejar uma atividade de interpretação, com base nos seguintes textos, um trecho inicial (prólogo) de A menina e o vento, uma das mais representativas peças de Maria Clara Machado e um poema de Leo Cunha e pinturas do italiano Giuseppe Arcimboldo e depois apresentado para o grupo.
Os encontros dias vinte e quatro e vinte e cinco foram ótimos, os professores relataram que os alunos gostam das atividades do GESTAR, perguntam quando irão ter propostas diferentes de produção textual. É satisfatório ver o empenho dos professores e alunos em desenvolverem com dedicação as atividades propostas.
Nada mais a relatar, encerro o presente registro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário