terça-feira, 13 de outubro de 2009

RELATÓRIO REFERENTE AO DÉCIMO SEGUNDO ENCONTRO


.
CONVENCENDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SABONETE LIQUIDO PARA A PELE.



APRESENTAÇÃO: PROFESSORAS ROSELENE E ELIANE.



APRESENTAÇÃO:PROFESSORAS ANA CLAUDIA, ARLINDA E JUÇARA.
ARGUMENTANDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE ADQUIRIR UM CARRO.





TESTANDO O PODER DE CONVENCIMENTO DAS APROFESSORAS, AGORA ESTÃO VENDENDO CELULAR.

Aos doze dias do mês de agosto de dois mil e nove, reuniram-se no recinto do auditório da Secretaria Municipal de Educação, no período vespertino, das treze horas e trinta minutos às dezessete horas e trinta minutos, a formadora de Língua Portuguesa professora Daniela França Santana, objetivando trabalhar o décimo segundo encontro do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - PDE/GESTAR II, juntamente com os professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa, referente ao Caderno Teoria e Prática, volume cinco, “Estilo, Coerência e Coesão”, suas respectivas unidades dezenove e vinte e relato e troca de experiências do avançando na prática do Caderno Teoria e Prática, volume quatro, “Leitura e Processos de Escrita I”.
O encontro iniciou com uma leitura compartilhada. Após as cursistas relataram as atividades do avançando na prática do Caderno Teoria e Prática, volume quatro, “Leitura e Processos de Escrita I”.
A professora Juçara, da Escola Rural Novo Progresso, trabalhou a unidade dezesseis “A produção textual – Crenças, teorias e fazeres”, com o avançando na prática da seção três ”A escrita e seu desenvolvimento comunicativo”, página cento e noventa e cinco com os alunos do sexto ano, não houve adaptações da atividade. Constava em compreender o significado de ecologia, a leitura de um texto sobre um determinado animal em extinção, formar duplas, escrever cartão postal sugerindo como proteger o meio ambiente, escolher um casal para serem os carteiros, depois de escritos os cartões foram misturados, distribuídos para os grupos e socializados.
A professora Ana Claudia, da Escola Pólo Municipal Jardim Independência desenvolveu a unidade dezesseis, seção um “Escrita, crenças e teorias”, descrito no avançando na prática, página cento e setenta e dois: propõem que os alunos escolham um tema relacionado a algo que façam durante o dia, objetivando observar como o aluno está construindo a coerência relacionando o título com o resto do texto. A professora mencionada realizará o desenvolvimento da unidade trabalhada na Escola Pólo Municipal Afonso Paim comprometendo-se depois socializar com o grupo.
A professora Eliane, da Escola Pólo Municipal Jardim Independência, trabalhou a unidade dezesseis, seção dois, “O ensino da escrita como prática comunicativa”, com os alunos do sétimo ano, adaptando a proposta para os alunos salientarem nas produções pontos atrativos da cidade onde residem. A professora mencionada preocupando-se com os alunos por não terem vivenciado as atividades do Caderno Teoria e Prática, volume três, uma vez que a professora anterior não interessou-se em participar do programa, está suprindo-os aplicando os avançando na prática que faltaram, iniciando dessa forma o Caderno de Teoria e Prática, volume três, unidade nove “Gêneros textuais: do intuitivo ao sistematizado”, aplicando a seção um “O conhecimento intuitivo de gêneros”, página vinte e cinco, com os alunos do sexto ano, onde cada um teve que produzir sua biografia. A unidade dez “Trabalhando com gêneros textuais” desenvolveu a seção um “Gênero literário e não-literário”, página sessenta e quatro, com os alunos do sétimo ano, a atividade constava em classificar e analisar diversos gêneros textuais.
A professora Roselene, da Escola Municipal Rural Colônia Paulista, comprometeu-se em realizar a atividade da unidade dezesseis e compartilhar no próximo encontro.
A professora Rosa da Escola Municipal Rural Km 21, desligou-se da rede municipal, sendo a professora Arlinda sua substituta, dessa forma assumiu concluir suas atividades e dar continuidade ao Programa. Ela participou do décimo primeiro e agora do décimo segundo encontro.
Após o relato das cursistas, momento de grande contribuição para a prática pedagógica, a formadora apresentou em slides alguns pontos relevantes da unidade dezenove “Coesão textual” e na sequencia a unidade vinte “Relações lógicas no texto”, para discussão com o grupo.
Para praticar os conceitos que estudamos, realizamos a oficina da unidade vinte, com a seguinte proposta: com os materiais solicitados no último encontro, trazer um objeto ou figura que possam ser alvo de anúncio, em grupo elaborar um texto publicitário que explore a construção de significados múltiplos, considerando sua principal finalidade sócio-comunicativa: convencer os leitores para a compra de algum produto ou serviço.
O primeiro grupo trabalhou com a publicidade sobre a venda de celular, tendo como frase de efeito: “Não deixe de usá-lo” e a venda de carro, com o título: “Nada como um pretinho básico”.
O segundo grupo explorou a venda de sabonete liquido, cujo tema da publicidade é: “Lux, um luxo para sua pele”.
Ficaram interessantes as produções os grupos procuraram observar os pontos solicitados como sugestão: qual produto estava sendo anunciado, o que estava sendo excluído, negado, as expressões usadas para marcar essa negação, o que convencia o consumidor, as marcar e expressões positivas usadas, o público alvo, a frase efeito do anúncio, as informações sobre os produto e a coesão inter-relacionando texto verbal e visual.
Essa forma de trabalhar, construindo textos de gênero publicitário, analisando os aspectos negativos e positivos, segundo os cursistas é uma ótima sugestão para trabalhar com os alunos, pois considerando que vivemos em uma sociedade consumista, inundada em publicidade, podemos desenvolver neles o senso de análise, lendo com mais atenção o produto a venda.
Nada mais a relatar, encerro o presente registro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário