sexta-feira, 16 de outubro de 2009

RELATÓRIO REFERENTE A DÉCIMA QUARTA OFICINA





APRESENTAÇÃO: PROFESSORAS JUÇARA E ROSELENE.







APRESENTAÇÃO:PROFESSORAS KEILA E ELIANE.



ANOTANDO SEMPRE.

Aos vinte e quatro dias do mês de setembro de dois mil e nove, reuniram-se no recinto no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no período vespertino, das treze horas e trinta minutos às dezessete horas e trinta minutos, a formadora de Língua Portuguesa professora Daniela França Santana, objetivando trabalhar o décimo quarto encontro do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - PDE/GESTAR II, juntamente com os professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa, referente ao Caderno Teoria e Prática, volume um, “Linguagem e Cultura”, unidades três e quatro, relato dos avançando na prática e oficina.
A formadora iniciou o encontro com a seguinte dinâmica: em círculo ao som de uma música, cada participante passa a bola para o outro, ao parar a música, a pessoa com quem estiver à bola deve dizer o que deseja VENCER. Interessante que todas as professoras desejavam vencer algo relacionado à educação, específicos as suas salas de aula.
Passamos para o relato do avançando na prática.
A professora Eliane, da Escola Pólo Municipal Jardim Independência, trabalhou a unidade um “Variantes lingüísticas: dialetos e registros”, seção dois, “Os dialetos do Português”, página vinte e três, com os alunos do sexto ano, conforme foi sugerida a atividade que objetiva desenvolver o “dicionário dos jovens”, seu significado e discutir a adequação dos termos à situação de cada enunciado. A professora organizou os alunos em duplas ou trios, frisou que os discentes salientaram que nenhum professor antes teve a curiosidade ou interesse de saber como eles falam ou utilizam determinadas expressões, gostaram da atividade e procuraram desenvolvê-la com dedicação.
A professora Juçara, da Escola Rural Novo Progresso, desenvolveu a unidade dois “Variantes lingüísticas: desfazendo equívocos”, seção um, “A norma culta”, página sessenta e cinco, com os alunos do sexto ano, essa atividade aborda através da leitura do texto “Por que seus pais estão se divorciando”, de John Kalb e M.D.David Viscott e do “O Menino Maluquinho”, de Ziraldo, sobre a questão do divórcio.
A professora Roselene, da Escola Municipal Rural Colônia Paulista, trabalhou com o caderno Atividades de Apoio à Aprendizagem, volume um, unidade dois “Variantes lingüísticas: desfazendo equívoco”, página quarenta e sete, aula dois, com o nono ano, a atividade propõe em compreender e analisar o efeito do uso da variedade padrão nos e-mails de um namoro de adolescente. Observar a linguagem utilizada, reforçando que os diferentes modos de dizer são determinados pela situação de uso. A professora conversou com os alunos sobre os seus conhecimentos a respeito do uso do computador, se possuem e-mail, se trocam mensagens, descobriu que a grande maioria possuem informações sobre o assunto.
Dando sequencia a atividade também trabalhou o poema “Vício da fala”, de Oswald de Andrade.
A professora Ana Claudia, da Escola Pólo Municipal Jardim Independência e Afonso Paim irão trabalhar com os seus alunos e depois compartilhará com o grupo.

A professora Arlinda da Escola Municipal Rural Km 21 desligou-se da rede municipal, sendo a professora Keila sua substituta e a professora Miriam, da Escola Municipal Rural Manoel Valério, também desligou-se da rede municipal, sendo o professor Valgnei que assumiu suas aulas.
Ficou estabelecido entre os professores novos e a formadora que ambos não terão a carga horária completa, ficando estabelecido que vão participar dos encontros, aplicarem os avançando na prática, fazer os auto-estudos e o projeto interdisciplinar.

Após os relatos assistimos ao slide “Vencerás”, de cunho motivacional. Partimos, então para o estudo da unidade três “O texto como centro das experiências no ensino da língua”. Discutimos e refletimos em conjunto sobre o que é e por que trabalhar com texto. Foram apresentadas diversas formas de textos, inseridos nos slides: telas de pintores como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, uma artista sul matogrossense Anelise Godoy, trabalhos fotográficos de Sebastião Salgado, menções a Mauricio de Souza e ao Ziraldo, como o Menino Maluquinho e a letra da música “Tocando em frente”, de Almir Sater, a qual declamamos e cantamos e refletimos sobre a sua letra, grupos de danças e companhia de teatro municipal, conversamos sobre os diversos significados de cada uma deles.
Para iniciar o estudo da unidade quatro “A intertextualidade”, assistimos o slide da “A escola chata” fazendo uma reflexão sobre que tipo de aluno desejo formar: critico ou passivo, adequando-se ou refletindo o sistema.
Passamos para o estudo da unidade referida cujos objetivos são: identificar os traços da intertextualidade em nossa interação cotidiana, os vários tipos e os pontos de vista nas diversas interações humanas.
Para vivenciar os conceitos estudados, em dupla as cursistas fizeram um plano de leitura com base no texto “A língua”, sugerido pelo Caderno Teoria e Prática.
Nada mais a relatar, encerro o presente registro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário