segunda-feira, 5 de outubro de 2009

RELATÓRIO REFERENTE A NONA OFICINA




APRESENTAÇÃO: PROFESSORAS JUÇARA E ELIANE.


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APRESENTAÇÃO: PROFESSORAS ROSELENE E ANA CLAUDIA




TRABALHANDO.




DISCUSSÃO DA ATIVIDADE.




Aos vinte e nove dias do mês de junho de dois mil e nove, reuniram-se no recinto no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no período noturno, das dezoito horas às vinte e duas horas, a formadora de Língua Portuguesa professora Daniela França Santana, objetivando trabalhar o nono encontro do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - PDE/GESTAR II, juntamente com os professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa, referente ao Caderno Teoria e Prática, volume quatro, “Leitura e Processos de Escrita I”: unidade quinze e dezesseis, relato e oficinas.
A formadora iniciou o encontro com uma dinâmica em slide chamada “Sementes”, cujo teor aborda que o futuro depende das nossas ações no presente, e se semearmos boas sementes, os frutos serão igualmente bons, após distribuímos um recipiente com água e a dobradura de uma flor que colocada na água, abre e revela uma palavra escrita no seu interior, tais como: alegria, perseverança, esperança, amor, paz. Foi interessante a reação dos professores, de espanto a alegria.
Utilizando o data show a formadora explanou a unidade quinze: “Mergulho no texto”, que subdivide nas seguintes seções: “Por que e para que perguntar”, cujo objetivo é conhecer as várias funções e formas de perguntas, na ajuda à leitura do aluno;”Como chegar à estrutura do texto”?,mostrando como utilizar procedimentos que levem à determinação da estrutura do texto; “Quando queremos aprender”, como utilizar procedimentos adequados para atingir o objetivo de ler para aprender. Discutimos em grupo os tópicos e as possibilidades de execução em sala das informações trazidas na unidade.
Então, a formadora ainda utilizando o data show, trabalhou a unidade dezesseis: “A produção textual – Crenças, teorias e fazeres”, constando as seções: “Escrita, crenças e teorias”, que trata de identificar crenças e teorias que subjazem às práticas de ensino da escrita; “O ensino da escrita como prática comunicativa”, que busca relacionar as práticas comunicativas com o desenvolvimento e o ensino da escrita; “A escrita e seu desenvolvimento comunicativo”, visa identificar dimensões das situações sociocomunicativas que auxiliam no planejamento e na avaliação de atividades de escrita. Foram salientados diversos pontos dos itens citados para posterior discussão entre as cursistas.
Executamos a atividade sete da página cento e oitenta e cinco, como oficina. A atividade solicitava a partir de um texto base, denominado “Profetas do sertão miram horizonte para farejar chuva (encontro no Ceará reúne “meteorologistas naturais”)” é uma reportagem transcrita parcialmente e assinada por Flávia Marreiro e publicada no jornal Folha de São Paulo, em 18 de janeiro de 2004, a partir da mesma escrever diferentes tipos de textos. Havia sete sugestões de atividades, que sorteadas entre os presentes, cada um fez uma e apresentou para o grupo, considerando a hierarquização das dimensões dos gêneros: consciência da audiência; relevância do conteúdo; sequencia da informação; nível de formalidade; função da comunicação; convenção; segundo John Harris e Jeff Wilikinson, estudiosos de como planejar a produção textual.
Após realizamos a oficina da página duzentos e vinte e um que solicitava: examinar um anúncio de uma fundação estadunidense que trabalha com crianças, dizer e escrever o que a imagem significa e redigir um pequeno texto de propaganda relacionado à interpretação da imagem.
O grupo subdividiu-se em três duplas: a primeira estabeleceu que se tratasse da propaganda de um projeto, denominado “Construindo um sonho”; o segundo de uma escola, formadora de profissionais e a terceira de uma faculdade. As cursistas disseram que gostaram do encontro, foi dinâmico e proveitoso.
Nada mais a relatar, encerro o presente registro.

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