segunda-feira, 5 de outubro de 2009

RELATÓRIO REFERENTE A DÉCIMA OFICINA

Aos trinta dias do mês de junho de dois mil e nove, reuniram-se no recinto no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no período vespertino, das treze horas às dezessete horas, a formadora de Língua Portuguesa professora Daniela França Santana, objetivando trabalhar o décimo encontro do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - PDE/GESTAR II, juntamente com os professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa, referente ao Caderno Teoria e Prática, volume quatro, “Leitura e Processos de Escrita I”: oficina da unidade e dezesseis, relato e troca de experiências do avançando na prática da unidade quatorze.
Dando continuidade aos trabalhos da oficina da página duzentos e vinte foi solicitado: examinar um anúncio de uma fundação estadunidense que trabalha com crianças. Os professores tiveram que adaptar a tarefa que realizaram no dia anterior, porém pensando em uma sala de aula que leciona e fazer um plano de aula, apresentando ao grupo.
O grupo subdividiu-se em três duplas: a primeira optou trabalhar com o sexto ano, objetivando compreender a importância das profissões na sociedade, respeitando-as igualmente; desenvolver no aluno o raciocínio e a percepção visual; aprender a produzir texto coeso e coerente; a segunda optou pelo nono ano, procurando desenvolver nos alunos o desejo de dar continuidade aos estudos e a se profissionalizarem; fazer revisão gramatical e ortográfica; verificar o conhecimento internalizado dos alunos em relação ao gênero propaganda; analisar os contextos lingüísticos dos gêneros publicidade e propaganda.; a terceira dupla escolheu o sexto ano, com o intuito de desenvolver a oralidade e a escrita e mostrar a importância das profissões através dos textos.
Após apresentação cada professor relatou sobre as atividades que desenvolveu com seus alunos, denominadas avançando na prática, da unidade quatorze, “O processo da leitura”.
A professora Juçara, da Escola Rural Novo Progresso, trabalhou com a seção três, “Conhecimentos prévios interferem na produção de significado do texto?”, passou o texto da página noventa e quatro “A cidade”, de Fernandes e o texto “Cidadezinha Qualquer”, de Carlos Drummond de Andrade do avançando na prática, página noventa e sete, comparando-os produzindo um texto sobre essas diferenças.
A professora Ana Claudia, da Escola Pólo Municipal Jardim Independência e Escola Pólo Municipal Afonso Paim e a professora Miriam, da Escola Municipal Rural Manoel Valério ainda não desenvolveram as atividades com as suas turmas, comprometendo-se encaminhá-las ao executarem.
A professora Rosa da Escola Municipal Rural Km 21 também trabalhou com a seção três, “Conhecimentos prévios interferem na produção de significado do texto?”, com os alunos do sexto e oitavo anos, passou o texto “Cidadezinha Qualquer”, de Carlos Drummond de Andrade do avançando na prática, página noventa e sete e trouxe um texto de Millôr Fernandes, os alunos os compararam e produziram um texto sobre essas diferenças.
A professora Eliane, da Escola Pólo Municipal Jardim Independência, escolheu trabalhar com a seção um, “Onde está o significado do texto?”, com os alunos do sétimo ano, passou o texto “Nossa Cidades”, e o avançando na prática, página oitenta, produzindo um texto como gostaria que fosse meu bairro.
A professora Roselene, da Escola Municipal Rural Colônia Paulista, trabalhou com os alunos do sétimo ano, a atividade do caderno de Atividades de Apoio à Aprendizagem, volume quatro, versão do aluno, página trinta e três e exercícios referentes.

Concluído os relatos, troca de experiências e sugestões entre as cursistas foram realizadas as atividades solicitadas na unidade treze até a página vinte e sete, atividade seis, a formadora orientou que analisassem as dificuldades, os pontos obscuros e as possibilidades de serem aplicadas em sala de aula, então cada atividade foi discutida e feita observando os objetivos mencionados.
Nada mais a relatar, encerro o presente registro.

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