quinta-feira, 17 de setembro de 2009

RELATÓRIO REFERENTE AO QUINTO ENCONTRO

Aos vinte e sete dias do mês de maio de dois mil e nove, reuniram-se no recinto no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no período vespertino, das treze horas e trinta minutos às dezessete horas e trinta minutos, a formadora de Língua Portuguesa professora Daniela França Santana, objetivando trabalhar o quinto encontro do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - PDE/GESTAR II, juntamente com os professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa, referente ao Caderno Teoria e Prática, volume quatro, “Leitura e Processos de Escrita I” e relato e troca de experiências do avançando na prática, das unidades nove e onze do Caderno Teoria e Prática, volume três, “Gêneros e Tipos Textuais”.
O encontro iniciou com uma dinâmica para relaxamento e entrosamento do grupo, denominada “jogue o dado”, assim realizada: um dado grande confeccionado de papel cartão; cada lado com uma informação sobre o que a pessoa que jogá-lo deverá fazer; as informações constavam: dar um aperto de mão em cada colega, com um belo sorriso; dar um abraço bem forte em cada colega; legal, você ganhou um presente: divida-o com todos; dizer uma frase de entusiasmo: alto e com gestos; dizer palavras positivas para cada colega; mostre seu lado poeta: recite um poema.
As cursistas aprovaram a dinâmica, foi um momento de compartilhamento e descontração, já que o grupo demonstrava-se distante uns dos outros.
Através de um esquema, em forma de organograma relembramos o Caderno Teoria e Prática, volume três, “Gêneros e Tipos Textuais”, unidade dez “Trabalhando com gêneros textuais”, com isso cada professor relatou sobre as atividades que desenvolveu com seus alunos, denominadas avançando na prática.
A professora Roselene, da Escola Municipal Rural Colônia Paulista, optou em trabalhar com a seção um, “Gênero literário e não-literário”, página sessenta e quatro, com os alunos do oitavo ano, os alunos em grupo analisaram os textos sugeridos pela atividade comparando-os com jornais, socializando as informações sob a orientação da professora. .
A professora Ana Claudia, da Escola Pólo Municipal Jardim Independência, trabalhou o avançando na prática, da seção dois “O gênero poético”, página setenta e quatro, com os alunos do oitavo e nono anos. A música selecionada foi “Monte Castelo” do cantor e compositor Renato Russo. A professora preparou um questionário sobre a música, além de cantarem e discutirem sobre a mensagem que trazia. Para a surpresa da professora nem todos conhecia o cantor citado, dessa forma houve a necessidade de levar a biografia do mesmo para a sala.
A cursista mencionada também é professora da Escola Pólo Municipal Afonso Paim, explicando que ainda vai realizar o avançando na prática dessa unidade com as suas turmas e logo estará entregando as atividades.
A professora Juçara, da Escola Municipal Rural Novo Progresso optou em trabalhar com a seção um, “Gênero literário e não-literário”, página sessenta e quatro, com os alunos do sexto e sétimo anos, fez algumas adaptações, os alunos em grupo analisaram os textos sugeridos pela atividade comparando-os com jornais, socializando as informações sob a orientação da professora, após foi solicitado que escrevessem classificados e horóscopos, com isso puderam vivenciar na escrita diversos gêneros textuais. A professora relatou que não tinham conhecimento sobre a definição de classificados, sendo assim ela explanou sobre a importância e a estrutura dos mesmos.
Ainda trabalhando a unidade nove, a professora Juçara achou interessante utilizar o texto “Satanás trabalhando no roçado de São Pedro” e a atividade sete, da seção três “uma subclassificação do Gênero poético: o cordel”, com o oitavo e nono anos. Após foi solicitado a produção de um cordel sobre o trabalhador rural, ficaram excelentes.
A professora Miriam, da Escola Municipal Rural Manoel Valério, escolheu o avançando na prática, da seção dois “O gênero poético”, página setenta e quatro, com os alunos do nono ano. A música selecionada foi “Canção da América” do cantor e compositor Milton Nascimento. Apresentou o poema de Paulo Leminski cuja mensagem era sobre amizade, então a professora preparou um questionário para fazer a comparação entre a música e o poema.
Encerrado o relato da unidade dez, utilizando novamente um esquema, em forma de organograma relembramos o Caderno Teoria e Prática, volume três, “Gêneros e Tipos Textuais”, unidade doze “A inter-relação entre gêneros e tipos textuais”, com isso cada professor explanou sobre as atividades desenvolvidas com seus alunos, denominadas avançando na prática.
A professora Roselene, da Escola Municipal Rural Colônia Paulista, optou em trabalhar com a seção um, “Gêneros textuais e sequencias tipológicas”, página cento e quarenta e dois, com os alunos do sexto ano, apresentou dois textos publicitários, com imagens verbais e não verbais, para a turma analisar e produzir um texto sobre o que entenderam, tendo a oportunidade de escolherem entre os dois, ambos eram sobre vendas de produto: linha de cosméticos da marca dove e o outro do refrigerante coca-cola.
A professora Ana Claudia, da Escola Pólo Municipal Jardim Independência também escolheu trabalhar com a seção um, “Gêneros textuais e sequencias tipológicas”, página cento e quarenta e dois, mas com os alunos do oitavo ano, a professora levou a figura de um cartaz em uma folha sulfite, com imagens verbais e não verbais, cuja mensagem era sobre a destruição da planeta Terra, para a turma analisar e responder um questionário previamente organizado pela professora. Lecionando também na Escola Pólo Municipal Afonso Paim, a professora desenvolveu a mesma atividade, porém a imagem apresentada foi outra, de não destruição das florestas e as turmas trabalhadas, sexto e sétimo anos.
A professora Miriam, da Escola Municipal Rural Manoel Valério, optou desenvolver o avançando na prática da página cento e setenta e dois, da seção três, “A intertextualidade entre gêneros textuais”, a qual propõe um exercício de transposição de gêneros textuais aos alunos. Realizou com os alunos do sétimo ano, as produções ficaram excelentes, talvez pelo fato da intertextualidade estar próximo da linguagem dos alunos, principalmente a estrutura e as temáticas solicitadas pela atividade estabelecida.
A professora Juçara, da Escola Municipal Rural Novo Progresso optou em trabalhar com a seção dois “Sequencias tipológicas em gêneros textuais”, solicitando aos alunos do sexto ano, a produção textual de uma carta pessoal e um cartão-postal, dessa forma podendo vivenciar esses gêneros. A professora desenvolveu o avançando na prática da página cento e setenta e dois com o nono ano.
Após assistimos o filme “Narradores de Javé”, dirigido por Eliane Caffé (2004), com o intuito de iniciarmos os estudos do caderno Teoria e Prática, volume quatro. Foi entregue uma proposta de análise do filme, abordando o tema sobre letramento, sendo discutido oralmente, após ser exibido.
O filme narra à história do Vale de Javé, interior da Bahia, pequeno vilarejo, abalada por uma notícia que mudaria definitivamente a vida dos moradores: o povoado seria extinto com a implantação de uma barragem. Dessa forma a comunidade reuniu-se para tentar salvar Javé, e a solução seria transformar o vilarejo em patrimônio histórico e a única riqueza daquele lugar eram os casos tradicionalmente contados sobre o Vale, infelizmente o objetivo não é alcançado e as “águas do progresso” inundam o vilarejo.
Os cursistas disseram que o GESTAR tem contribuído para inserção de diversos gêneros textuais, com isso fazendo os alunos vivenciarem várias formas de produções de textos, auxiliando na construção dos conceitos sobre os mesmos.
Nada mais a relatar, encerro o presente registro.

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