quarta-feira, 16 de setembro de 2009

RELATÓRIO REFERENTE A TERCEIRA OFICINA

Aos dezesseis dias do mês de abril de dois mil e nove, reuniram-se no recinto da Escola Pólo Municipal Aracy Moreira dos Santos, no período vespertino, das treze horas e trinta minutos às dezessete horas e trinta minutos, a formadora de Língua Portuguesa professora Daniela França Santana, objetivando trabalhar a terceira oficina do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - PDE/GESTAR II, juntamente com os professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa, referente ao Caderno Teoria e Prática, volume três, “Gêneros e tipos textuais”.
Foram expostos vários materiais como: revistas, jornais, panfletos, embalagens, livros de crônicas, poemas, poesias, romances e fábulas, objetivando averiguarmos alguns dos diversos suportes de textos e suas funções no contexto social e quanto aos gêneros que pertenciam, aproveitando também para refletimos acerca do letramento.
O tema motivador do Caderno de Teoria e Prática, volume três, das unidades é o trabalho.
Utilizando o recurso do data show, foi explanado os pontos principais da unidade nove, a qual foi solicitada para auto-estudo, cujo assunto foi: “Gêneros textuais, do intuitivo ao sistematizado”, subdividindo-se em seções, a primeira, com o subitem: “O conhecimento intuitivo de gêneros”, o objetivo dessa seção é identificar diferenças e semelhanças na organização de textos utilizados em diversos contextos de uso linguístico, a segunda “Gêneros textuais e competência sócio-comunicativa”, cujo objetivo é relacionar gêneros textuais com competência sócio-comunicativa, e a terceira “Classificando os gêneros textuais”, identificar características que levam à classificação de um gênero textual.
Após a explanação os professores socializaram o Avançando na Prática da unidade nove, relatando oralmente qual atividade selecionou a turma trabalhada e considerando os seguintes pontos: como planejou a atividade, as dificuldades teóricas e aplicações encontradas, as soluções encontradas para essas dificuldades, os resultados positivos, os objetivos alcançados ou não, se houve oportunidade de discutir com os colegas ou com o coordenador pedagógico sobre a atividade realizada. Considerando que cada professor deverá entregar relatório referente atividade que escolheu, com os respectivos trabalhos de seus alunos.
A professora Miriam, da Escola Municipal Rural Manoel Valério, aplicou na turma do sexto ano, escolheu a atividade da seção um, página vinte e cinco, sobre biografia. Iniciou explicando para a turma o que era e sua estrutura. Solicitou para cada aluno escrever sua biografia levando-os a pesquisar sobre suas origens.
A professora Juçara, da escola Novo Progresso, também trabalhou com o mesmo assunto, biografia, porém orientou os alunos que escolhesse um profissional, e escrevesse a biografia do mesmo.
As professoras Roselene, da Escola Municipal Rural Colônia Paulista, Neusa da Escola Pólo Municipal Jardim Independência, Ana Claudia, das Escolas Jardim Independência e Afonso Paim e Rosa da Escola Municipal Rural Km 21, não desenvolveram até o momento as atividades propostas.
Através de slides com utilização do recurso data show, foram abordados os principais tópicos da unidade dez, com o tema “Trabalhando com gêneros textuais”, cujas seções trataram à primeira “Gênero literário e não literário”, a segunda “Gênero poético” e o terceiro “Gênero poético: o cordel”.
A oficina trabalhada propôs: a formação de dois grupos; a apresentação de dois textos, um para cada grupo; os textos pertenciam ao gênero literário, sendo o primeiro um poema tirado de uma notícia de jornal, de Manuel Bandeira e o segundo uma canção “Bom dia”, de Gilberto Gil e Nana Caymmi. Com os textos deveriam planejar atividades de leitura, interpretação e produção de textos.
O primeiro grupo sugeriu a leitura do poema, discussão sobre o assunto e após a leitura de uma notícia de jornal e a produção de texto dissertativo ou crônica.
O segundo grupo propôs ouvir a música, leitura individual, interpretação oral, apresentar jogral através de figuras ou desenhos.
Para conclusão da oficina, refletimos sobre a inter-relação entre leitura e produção de um texto, o que seria uma leitura ativa, gênero textual e tipologias textuais, a relação entre gêneros e tipologias textuais e a compreensão de cada cursista a respeito da descrição, narração e dissertação.
. Nada mais a relatar, encerro o presente registro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário