terça-feira, 15 de setembro de 2009

RELATÓRIO REFERENTE A PRIMEIRA OFICINA
Aos doze dias do mês de março de dois mil e nove, reuniram-se no recinto da Escola Pólo Municipal Aracy Moreira dos Santos, no período vespertino, das treze horas e trinta minutos às dezessete horas e trinta minutos, a formadora professora de Língua Portuguesa Daniela França Santana, objetivando o estudo do Guia Geral, oficina introdutória, do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - PDE/GESTAR II, juntamente com os professores dos anos finais do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa.
Houve um momento cultural, onde o professor da rede municipal, de Língua Portuguesa, atualmente na função de coordenador, Ariosto Francisco dos Santos, colaborou, declamando um poema de incentivo aos professores, de sua autoria.
A formadora professora Daniela conversou com os professores colocando que o baixo IDEB do município é o principal fator pelo qual o mesmo aderiu ao Programa, explicando que o GESTAR acontecerá na sala de aula, sendo companheirismo, a palavra chave para o Programa funcionar, entre os professores cursistas e a professora formadora.
Foi realizada a Dinâmica do Barbante: Marcos Profissionais, descrita a seguir: dar nós no barbante indicando as marcas importantes da sua profissionalização, com fundo musical. Colar na folha sulfite, apresentar para o grupo socializando o marco mais significativo da sua trajetória. Todos realizaram com sucesso a atividade, pois tivemos a possibilidade de melhor nos conhecermos.
Realizou-se a leitura reflexiva, de imagem e escrita, do texto “O Oportunismo e a Competência” de Ísio Ribeiro Júnior, abordando sobre a vida profissional.
Após, iniciamos o estudo do caderno Guia Geral do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - PDE/GESTAR II optou-se por diversos recursos para o estudo do mesmo: painéis, cartazes, leitura em grupo, leitura pela formadora, buscando a forma menos cansativa e mais explicativa.
Enfatizaram-se diversos pontos do Guia Geral: o que é o GESTAR, o foco do programa e sua base nos Parâmetros Curriculares Nacionais, finalidade, avaliação e carga horária.
O Guia trás informações de como o professor pode se organizar para os estudos, a utilização dos cadernos de Atividades de Apoio a Aprendizagem, a ementa de Língua Portuguesa, segundo o programa.
No GESTAR a dupla professor-aluno será o foco, como tal, a escola terá que voltar todas as suas ações para o aprimoramento desta relação, do ponto de vista afetivo e pedagógico, visando ao desenvolvimento global dos alunos e à aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática.
Explanou-se sobre a Proposta Pedagógica do Programa, a relação professor-aluno, deve ligar-se por vínculos, o papel do professor é de mediador, na sala de aula será o lugar onde o GESTAR se origina e se efetiva, , o ensino-aprendizagem baseia-se na concepção sócio construtivista, segundo as idéias de John Dewey.
Frisou-se que o GESTAR trabalha com textos verbais e não verbais, sendo o eixo central de resolução de problemas.
Relembramos e refletimos sobre a concepção sócio-construtivista, abordando alguns itens, tais como: é uma corrente teórica que sustenta que a inteligência é construída a partir das relações recíprocas do homem com o meio; John Dewey é um dos maiores pedagogos americanos que contribuiu intensamente para a divulgação do se chamou Escola Nova. Seu processo de ensino-aprendizagem estabelece uma compreensão de que o saber é constituído por conhecimentos e vivências que se entrelaçam de forma dinâmica, distante da previsibilidade das idéias anteriores; tendo o conceito de experiência como fator central de seus pressupostos, ou seja, é importante que o educador descubra os verdadeiros interesses do aluno para apoiar-se nesses interesses, pois para ele, esforço e disciplina são primordiais. Para Dewey o objetivo ou fim da educação é formar hábitos mentais, especialmente o hábito de aprender, “de aprende a aprender”.
Depois de explanado sobre a concepção sócio-construtivista, foram distribuídos os kits, explicando a estrutura de todos os livros, assim como será realizada as tarefas ou lições de casa.
Foi avisado ao grupo que iremos iniciar no caderno Teoria e Prática, volume três, cujo assunto refere-se sobre as diversas reflexões sobre o TEXTO. Então passaremos para caderno Teoria e Prática, volume quatro, depois volume cinco, um, dois e terminaremos com o volume seis.
Nada mais a relatar, encerro o presente registro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário