quarta-feira, 16 de setembro de 2009

RELATÓRIO REFERENTE A SEGUNDA OFICINA

Aos treze dias do mês de março de dois mil e nove, reuniram-se no recinto da Câmara Municipal de Anastácio, no período vespertino, das treze horas às dezessete horas, a formadora professora de Língua Portuguesa Daniela França Santana, juntamente com os professores dos anos finais do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa, os professores cursistas de Matemática e do Programa Pró-Letramento, objetivando assistir a palestra denominada: “Encontro para reflexão e discussão sobre: Letramento e Alfabetização Linguistica e o Novo Acordo Ortográfico – Perspectivas e Desafios”, ministrado pela Professora Mestre em Educação Zenite Ribas, referente ao Programa de Gestão de Aprendizagem Escolar, GESTAR II.
A palestrante iniciou com uma reflexão de Paulo Freire: “Aprender a ler, a escrever, alfabetizar-se-á, antes de qualquer coisa, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade”.
Hoje a gama de informações é grande, dessa forma a alfabetização exige um contexto abrangente, segundo a palestrante, os professores necessitam conhecer as novas teorias, tendências e refletir o seu trabalho enquanto educador.
Explanou sobre o conceito de alfabetização: “processo de aquisição individual de habilidades requeridas para leitura e escrita”, e o conceito de letramento, segundo Magda Soares: “... a pessoa que aprende a ler e a escrever – torna-se alfabetizada, e quando a pessoa passa a envolver-se nas práticas sociais de leitura e escrita – torna-se letrada, é diferente de uma pessoa que sabe ler e escrever, não faz uso da leitura e da escrita – é alfabetizada e não letrada...”.
Posteriormente, apresentou um vídeo-ilustração da música de Toquinho e Vinícius de Moraes, “Aquarela”.
A professora Zenite explanou sobre o letramento matemático, “saber utilizar os conceitos aprendidos dentro das práticas sociais”, nas possibilidades de execução das atividades em sala e na importância da contextualização de fundamentos matemáticos.
O professor Moacir Nunes da Silva Junior, formador de Matemática do GESTAR II, fez uma consideração onde concordou com a posição da professora, porém alertou que “nem todos os conteúdos matemáticos podem ser contextualizados, uma vez que a Matemática é uma ciência abstrata”. Registra-se ainda a participação da Professora Rosa Inês, onde questionou outras formas para ter acesso a tecnologias educacionais voltadas para a prática do ensino na zona rural.
Em seguida, realizou um sorteio de livros didáticos entre os participantes com finalidade de divulgar a produção pedagógica da equipe da Editora Base, de Curitiba, Paraná. Finalizou com a entrega de certificados do encontro aos participantes.

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