quinta-feira, 24 de setembro de 2009

RELATÓRIO REFERENTE AO SEXTO ENCONTRO

Aos vinte e oito dias do mês de maio de dois mil e nove, reuniram-se no recinto no auditório da Secretaria Municipal de Educação no período vespertino, das treze horas e trinta minutos às dezessete horas e trinta minutos, a formadora de Língua Portuguesa professora Daniela França Santana, objetivando trabalhar o sexto encontro do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - PDE/GESTAR II, juntamente com os professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa, referente ao Caderno Teoria e Prática, volume quatro, “Leitura e Processos de Escrita I” unidade treze “Leitura, escrita e cultura”.
O encontro iniciou com uma leitura reflexiva do texto “Ler o mundo através de texto e do contexto”, de Amelia Hamze, que teve como referencial Magda Becker Soares.
Após, foi realizada a atividade um, da seção um, denominada “O Letramento”, cada cursista leu as suas respostas, dessa forma levando o professor pensar sobre as práticas de escrita.
A formadora apresentou em slides, no data show, os pontos principais da unidade treze, que aborda a relação entre a cultura e os usos sociais e funções da escrita nos contextos em que vivemos e sua importância para o ensino. A seção um, tem por objetivo refletir sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do cotidiano. A asserção “O desenvolvimento das competências de leitura e escrita depende também da intervenção criativa, crítica e funcional do professor que planeja atividades e práticas de leitura e escrita que sejam prazerosas e significativas para os alunos.”, levou os cursistas a debaterem sobre o assunto, analisando até que ponto estão conseguindo alcançar esses objetivos, refletindo também sobre a sua prática em sala de aula. Chegaram ao consenso que procuram trabalhar dentro das possibilidades e levar o melhor para os alunos.
A seção dois “Letramento e diversidade cultural”, objetiva relacionar o letramento com as práticas de cultura local e a seção três “Conhecimento prévio e a atividade de leitura e escrita”, tem como meta produzir atividades de preservação da escrita, considerando a cultura local, a regional e a nacional.
A atividade seguinte foi o relato das cursistas à respeito do avançando na prática do Caderno Teoria e Prática, volume quatro, unidade treze “Leitura, escrita e cultura”.
A professora Roselene, da Escola Municipal Rural Colônia Paulista, optou em trabalhar com a seção dois “Letramento e diversidade cultural”, página quarenta e um. Solicita a escolha de uma festa local, discutir com os alunos sobre a festa e produzir um texto informativo, com os alunos do sexto ano. Em consenso, a festa escolhida foi a “Festa da Farinha”, a professora adaptou a atividade: elaborou um questionário sobre a festa e após a realização da produção do texto informativo.
A professora Ana Claudia, optou trabalhar a seção três “Conhecimento prévio e a atividade de leitura e escrita”, página cinqüenta, ela leciona na Escola Pólo Municipal Jardim Independência e Escola Pólo Municipal Afonso Paim, na primeira desenvolveu a atividade com os alunos do nono ano e na segunda com o sexto e sétimo anos. O avançando na prática constava em redigir um convite sobre uma festa escolhida pelos alunos e depois escrever uma reportagem sobre a mesma. O tema da festa foi junino.
A professora Juçara, da Escola Municipal Rural Novo Progresso optou em trabalhar com a seção dois “Letramento e diversidade cultural”, página quarenta e um, solicitando aos alunos do oitavo ano a produção textual sobre uma festa popular, o tema também junino.
A professora Miriam, da Escola Municipal Rural Manoel Valério, também optou desenvolver o avançando na prática da página quarenta e um, e o tema escolhido foi a festa da Farinha, trabalhou com os alunos do sexto ano.
Para reflexão acerca da produção textual, a formadora trabalhou a reportagem da revista nova escola, ano XXIV, número 219, meses janeiro e fevereiro de 2009, cujo tema é “Produção de texto”, que visa discutir como trabalhar com os alunos tipologias e gêneros textuais inseridos nas práticas sociais, com sugestões de diversas pesquisadoras em didática como Delia Lerner, Telma Ferraz Leal, Mirta Castedo e Patricia Corsino.
A formadora fez a leitura das produções textuais dos alunos das escolas citadas, então preocupada com as mesmas, resolveu estabelecer um momento do encontro para em grupo discutirmos, refletirmos e procurarmos sugestões de como enfrentarmos a situação, tentando associarmos as informações que já estudamos nos cadernos de teoria e prática com a prática de sala de aula.
De acordo com as informações das cursistas nos plantões pedagógicos, verifica-se atualmente o seguinte quadro das turmas nas escolas: desinteresse e desmotivação dos alunos, algumas salas numerosas, os alunos não fazem tarefa, não querem ler, a família não mostra interesse em participar da vida escolar do aluno, indisciplina acentuada na sala de aula, falta aulas interessantes e prazerosas por parte de alguns professores, falta consciência que ensinar a ler e escrever não é somente papel do professor de língua portuguesa, mas também de todos os outros professores.
Com relação aos trabalhos dos alunos observam-se dificuldades acentuadas na ortografia, acentuação, concordância, principalmente coerência e coesão nas idéias, constata-se na produção de alguns discentes, por exemplo, a supressão de letras, a organização da escrita no papel, não indo até o final da linha, colocando poucas palavras em uma única linha, pontos que demonstram má alfabetização.
Juntamente com os cursistas chegamos a seguinte conclusão diante dos problemas mencionados, que se poderia: fazer reuniões com os responsáveis dos alunos; a equipe escolar traçar planos e metas específicos para combater os problemas; apoio incondicional da coordenação e direção; conhecer a vida dos seus alunos, principalmente os mais problemáticos; elaboração e execução de projetos variados tais como, comportamentais, motivacionais, informativos, sempre visando a devolução dos alunos em forma de produção textual, seje ela oral ou escrita. Os cursistas declararam que as atividades do GESTAR têm contribuído para auxiliar a sanar essa problemática.
Como tarefa foi solicitada o avançando na prática da unidade quinze, caderno de teoria e prática, volume quatro. Nada mais a registrar, encerro o presente registro.

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